domingo, 17 de março de 2013

A Solteirona – Personagem: Guto


Guto é o “melhor amigo gay” da protagonista Mariana e é o que tem atitude mais exagerada, fala muito, gesticula muito, usa frases impactantes tudo para ajudar a amiga a enfrentar o fim do relacionamento, sempre aparece com soluções para os problemas sentimentais de Mariana, depois dela é a personagem que mais aparece e em cada episódio usa um look novo. Fashionista e estiloso, muitas vezes, durante os ensaio, pensávamos no que ele fazia, em termos de profissão, hoje arrisco dizer que ele tem a maior cara de produtor de moda.
Guto
 
 
Saulo Sisnando, o autor e um dos diretores da web série, foi quem materializou a figura do Guto, com grandes expectativas em relação ao visual da personagem, percorremos vários caminhos para construir o Guto. O figurino do Guto é composto de roupas do próprio Saulo combinadas com peças adquiridas em lojas do shopping (as tops, é claro!), os acessórios idem. O legal é que quando saímos para comprar o guarda-roupa do Guto, várias vezes o ator traçava bem a diferença entre ele e a personagem, diferenciando seus gostos e preferências do estilo Guto de ser.
Saulo Sisnando, roteirista, diretor e ator de "A Solteirona"
Na construção da personagem Saulo buscou várias referências, sabendo que Guto era aquele tipo de pessoa que se preocupa com a aparência chegando a ser metrossexual. As principais referências visuais eram Nigel (O Diabo veste Prada); Ryan (High School Musical); Jacques Leclair (Personagem vivido pelo ator Alexandre Borges na segunda versão da novela Ti Ti Ti) e o Fred (do Scooby-doo).


                                     Referências para o Guto: Nigel, Jacques Leclair, Fred e Ryan

Ficou definido que o estilo do Guto variava entre o social (sem ser clássico), com muita camisaria, quebrando a seriedade através do uso de cores fortes, jeans e de acessórios. Percebe-se, no episódio 3 (Saudade em tempos de facebook), que um terno foi inserido em sua construção visual, usado em conjunto com bermuda e camiseta gola “V”. Com isso percebe-se que é recorrente no Guto esse jogo interessante em seu styling, que associa peças sociais com outras mais despojadas. (Por isso que eu acho que ele é produtor de moda). Além da camisaria, existem “tees”, cueca, tudo sempre colorido, divertido e criativo, como no episódio 7 (Como resolver um problema amoroso de maneira civilizada), quando ele aparece com modelito color blocking de running, ou no episódio 6 (O jantar romântico), com aquela cuequinha sexy.

Outra marca registrada do Guto são os acessórios, o colar com imagem de santa sempre o acompanha, pelo discurso do Guto percebe-se que ele é uma pessoa que acredita na espiritualidade, inclusive buscando um sincretismo, ora ele pede para a santa, ora ele está no terreiro de macumba. Saulo já tinha aquele pingente e queria usá-lo no Guto, quando experimentamos as camisas buscamos um espaço para o pingente, ficaria próximo do pescoço. Dias depois, assistindo a transmissão do Círio de Nazaré na TV nos deparamos com o decorador da berlinda usando um cordão com pingente da forma como estávamos experimentando e então reforçou que seria possível usá-lo como pensamos.
Decorador da berlinda do Círio 2012
Mais um acessório marcante no Guto é o relógio moderno e grande, daquele modelo bracelete, e ficou super bem no Saulo, que ficou usando os acessórios e roupas no seu dia-a-dia, para ir se acostumando. Têm também os brincos, as duas orelhas foram furadas e os cabelos loiros marcantes, idéia do Saulo, foi inspirado na Neyara Andrade (co-autora do roteiro), que representa, digamos, um “Guto da vida real” para ele.  
Saulo Sisnando como Guto
 O Guto realmente foi paixão nacional, tanto visualmente quando em atitude, várias pessoas me falaram que precisavam de um amigo como ele na vida real, eu acho muito legal isso, porque identifico um pouco de vários amigos meus quando vejo o Guto em ação, é como se ele fosse um híbrido de todos eles, que bom para mim!

Nenhum comentário:

Postar um comentário